por Gilmar Ayres Silveira Nunes
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publicado
17/05/2022
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última modificação
17/05/2022 08h44
Criação do sistema de senhas e uso de painel eletrônico com o objetivo de garantir o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a agilidade e a confiabilidade no processo de atendimento presencial do cidadão , baseado no programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
Visando com isso proporcionar a organização do chamado de pacientes por meio da emissão de senhas priorizando por tipo de atendimento (preferencial ou padrão), mantendo a satisfação do usuário. Traz uma visão do que está acontecendo no momento com relação a tempo de espera e volume, permitindo chamada automática de senhas pelo sistema, liberando o atendente dessa tarefa, o que gera ganhos de produtividade e o monitoramento do atendimento em tempo real.
A Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, o marco regulatório do Sistema de Saúde Suplementar, determina que o atendimento nos prestadores de serviços de saúde priorize os casos de emergência ou urgência, assim como as pessoas com mais de sessenta e cinco anos de idade, as gestantes, lactantes, e crianças até cinco anos (Brasil,1998).
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 2001) garante às crianças e adolescentes a prioridade de atendimento nos serviços de saúde. Por sua vez, o Estatuto do Idoso (Brasil, 2003) reforça a garantia, já regulamentada pelo Decreto nº 5.296, de atendimento prioritário às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos.
Visando organizar os fluxos de atendimento no serviço de urgência e emergência, pode ser implantado no Pronto Socorro da Santa Casa o sistema de chamada por senhas. O novo sistema, além de agilizar a assistência aos pacientes, possibilitara à equipe filtrar informações sobre os pacientes e garantir prioridade aos casos mais graves.
“Os pacientes retiram a senha e aguardam o chamado na tela do painel para passar pela triagem. Após isso, o painel aciona os pacientes para o cadastro na recepção e, posteriormente, para o atendimento médico”,
Aos usuários que o sistema de senhas possibilitara maior rapidez, salientando que o atendimento Continuará sendo realizado pela Classificação de Risco/ Protocolo de Manchester, priorizando os casos mais urgentes.
“A implantação desse processo representara um avanço para a instituição, pois possibilitara otimizar o atendimento no Pronto Socorro, de forma a conseguir gerar indicadores e avaliar os resultados assistenciais, além de garantir segurança e conforto aos pacientes”,
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