Estudantes aprendem função de vereador e apresentam projetos para a cidade
Durante toda a manhã desta quinta-feira, 29 alunos do 8º ano da escola Santa Tereza de Jesus conheceram e realizaram as mesmas funções da rotina dos vereadores eleitos pela comunidade santanense.
O grupo elaborou e apresentou Indicações e Projetos de Lei, despachou nos gabinetes dos vereadores e, ao final da manhã, participou ainda de sessão especial realizada no Plenário João Goulart, quando analisou e votou as propostas protocoladas na Secretaria da Câmara de Vereadores de Livramento.
A atividade faz parte do projeto “Vereador Por Um Dia”, criado pelo Poder Legislativo com o objetivo de envolver cada vez mais a comunidade no processo de representatividade democrática e também de estimular a cidadania como instrumento para a transformação e a melhoria das condições de vida da população.
Os alunos participaram de “eleição” na escola e foram eleitos para os cargos de vereador e de suplente.
Cada um dos eleitos foi “apadrinhado” por um vereador e recebeu toda a orientação do próprio legislador e de sua assessoria. Durante a manhã, os “vereadores por um dia” visitaram todas as instalações e departamentos do Palácio Getúlio Vargas, sede do Poder Legislativo Municipal. A estudante Manuella Silva do Prado Lima, “amadrinhada” pela presidente da Câmara, vereadora Maria Helena Alves Duarte, teve a responsabilidade de presidir a sessão especial realizada após a sessão extraordinária convocada para a manhã desta quinta-feira.
Integraram a “Mesa Diretora” da sessão especial, ainda, as alunas Luiza Bragança Correa, “apadrinhada” pelo vice-presidente da Casa, vereador Carlos Nilo Pintos; Yasmin Mohamad Ahmad, “apadrinhada” pelo 1º Secretário Maurício Del Fabro – GALO, e; Julia Leal Martins Vaqueiro, “apadrinhada” pelo 2º Secretário da Mesa, vereador Marco Monteiro.
Os pequenos “vereadores” tiveram direito ainda a usar a palavra na Tribuna da Câmara, com tempo limitado de 3 minutos cada, para fazer encaminhamento de votação e a defesa de seus projetos. Ao final da sessão, os participantes do projeto receberam de cada vereador um certificado de participação no projeto “Vereador Por Um Dia”.