Badesul disponibiliza R$ 4 milhões para pavimentação em Livramento
O Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, poderá abrir uma linha de crédito subsidiado no valor de R$ 4 milhões para a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, para o custeio de obras de pavimentação de diversas ruas da cidade.
A possibilidade, que havia sido levantada em reunião dos vereadores Carlos Nilo Pintos e Germano Camacho com o presidente da agência, ex-deputado Mano Changes, no primeiro semestre deste ano, agora avançou significativamente com um novo encontro do qual participaram também o prefeito Ico Charopen, a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Helena Alves Duarte, o próprio vereador Carlos Nilo e o vereador Aquiles Pires.
A reunião, articulada pelo próprio Nilo, aconteceu na sede do Badesul na manhã desta quarta-feira, 6. Mano Changes confirmou a ele, ao prefeito Ico e aos vereadores Maria Helena e Aquiles a possibilidade da liberação do crédito com juros sociais e parcelas descontadas direto no ICMS que retorna mensalmente para o Município.
Para acessar ao recurso, a Prefeitura terá que manifestar interesse formal ao Badesul, através de correspondência, a partir da qual a agência iniciará o respectivo processo visando o financiamento.
Segundo o vereador Carlos Nilo, com esse recurso a Prefeitura terá condições de pavimentar 20 km de ruas.
“É um valor significativo que poderá contribuir em muito para a melhoria da infraestrutura e da logística em nossa cidade”, comemorou.
Conforme explicou, após a correspondência ter sido devidamente protocolada, o Badesul terá condições de disponibilizar o recurso em um prazo entre 6 a 8 meses, para que a Prefeitura comece a executar as obras de pavimentação, adquirindo os insumos necessários para a recuperação das vias públicas.
A vereadora Maria Helena disse que o Legislativo será parceiro do Executivo nesse processo.
“A contratação do financiamento precisa, obviamente, da aprovação do Legislativo. Nós temos o máximo interesse em que isso aconteça porque vai beneficiar a nossa comunidade.Com toda certeza, se tudo for feito corretamente, cumprindo as normas legais, os vereadores vão aprovar essa ação”, comentou.
Segundo ela, o Presidente do Badesul já anunciou uma visita a Livramento, oportunidade em que disponibilizará à Câmara de Vereadores um modelo de lei autorizativa para o financiamento.
A reunião na sede do Badesul antecedeu a viagem das autoridades santanenses a Brasilia, onde o prefeito Ico Charopen, os vereadores Maria Helena, Nilo e Aquiles e outras autoridades do município participam, nessa quinta-feira, de Seminário sobre a implantação de free shops em cidades gêmeas da fronteira do Brasil.