Discussão de Parques Eólicos e o Turismo na fronteira

por Paulo — última modificação 20/07/2017 12h11
Audiência Pública aconteceu no dia 14/07 e foi proposto pelo deputado estadual Adilson Troca com o apoio do vereador Maurício.

Na tarde do dia 14/07, o plenário da Câmara de Vereadores recebeu uma audiência pública organizada pela Comissão de Economia, Desenvolvimento sustentável e do turismo da Assembleia Legislativa do estado, para debater questões relacionadas ao desenvolvimento da região da fronteira, tanto na questão da geração de energia eólica, quando nas possibilidades que Livramento e Rivera têm para explorar o turismo crescendo cada vez mais nas duas cidades.
    Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado estadual Adilson Troca (PSDB). Segundo ele, eventos como este são de extrema importância para o estado que está expandindo cada vez mais as suas fontes de energias renováveis, que além de favorecer o meio ambiente diminuindo o impacto ambiental, os parques eólicos são uma ótima alternativa de turismo. Segundo Adilson, que também é presidente da Comissão, foi uma demanda recebida pelo vereador Maurício Galo del Fabro (PSDB). “Já tínhamos uma audiência pública aprovada sobre energia eólica. Então, vamos tratar dos impactos, de tudo o que se sucedeu a partir da implantação e alguma coisa que ainda pode vir pela frente”, disse o deputado ao jornal A Plateia.
   Troca também destacou que está incluindo a pauta do Turismo. “Queremos colocar nossa Comissão à disposição da comunidade para seus pleitos. Nosso objetivo é ouvir da comunidade suas reivindicações”, finalizou. “Energia eólica: já temos o parque de energia eólica, sabemos de sua futura ampliação, sabemos que hoje são repassados, por meio de ICMS, R$ 60 mil, mensalmente, para os cofres do município. Turismo: somos o segundo município no estado a receber turistas. Temos o turismo de compra em função dos free-shops e estamos lutando muito para que seja implementado o free-shop do lado de cá da fronteira. Nada melhor do que, nessa oportunidade, a participação de um deputado estadual que vai colher todas as informações, reivindicações, demandas, pedido e principalmente apoio para que o estado participe mais”, ressaltou Galo. Estiveram participando, compondo a mesa da audiência pública, o representante da Eletrosul Darian Guerra, Eberson Silveira, da Secretaria de Minas e Energia e CEEE, Erbio Andretto representando a Secretaria do Desenvolvimento do Estado, a presidente da Câmara de Vereadores Maria Helena Duarte, o Secretário de desenvolvimento e turismo Calico Grissolia , além do deputado estadual Adilson Troca. Ao final do evento, a comissão técnica do Esporte Clube 14 de Julho e os jogadores das categorias de base que estavam presentes receberam uma homenagem no plenário pelos 144 anos de fundação do Leão da Fronteira.