Vereador realiza defesa

por snf — última modificação 07/02/2019 10h42
Dagberto defende audiência pública e desmembramento da saúde no projeto das GSs

Na tribuna da Câmara de Vereadores, o Vereador Dagberto Reis defendeu a realização de uma audiência pública, sugerida pela Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Assistência Social, e o desmembramento do setor da saúde no projeto que trata da redução de valores das chamadas GS - Gratificação de Serviço- na Prefeitura Municipal.

Dagberto Reis defende que as gratificações a servidores qualificados e que com seu trabalho ajudam a implementar os recursos recebidos pelo município do governo federal, tenham continuidade.

O parlamentar, atuante quando da implantação do Estratégia da Saúde da Família - ESF- no governo do ex prefeito Glauber Lima, lembra a portaria 2488 do Ministério da Saúde que trata do ESF onde consta a regulamentação da GS. Citou também o trabalho desenvolvido pelo Audisus, cujos servidores além da qualificação que possuem foram capacitados para exercer estas funções.
"Por mais que diga que não vai acabar com as ESFs, o governo municipal vai precariza-las pois não haverão profissionais interessados para desempenhar as funções, sendo que a equipe para funcionar precisa estar completa com médico, dentista , enfermeiro e outros profissionais" explicou o parlamentar, lembrando também o aumento dos valores do município recebidos com a implantação do ESF, saúde plena e Mais Médicos.

De acordo com dados do vereador, os números apontam um valor de R$3,3 milhões por ano em 2012, o que aumentou consecutivamente a partir de 2013 no governo Glauber até chegar a R$23,2 milhões por ano em 2018. "Isto é fruto de uma política pública ,que beneficia a população e que pela sua produtividade permite ao município receber todo este montante. Não mante-la é desconhecer a gestão da saúde, pois a falsa economia a ser feita de R$57 mil reais será engolida pela perda de milhões de reais", concluiu Dagberto Reis.

registrado em: