Vereador Dagberto acompanha tratativas sobre área para Coofitec
O vereador Dagberto Reis (PT), autor da proposta de que o Executivo Municipal receba em dação de pagamento da empresa Cobrealsul, proprietária da área da antiga Swift , uma parte da estrutura do chamado recinto fabril, e ceda em comodato para a Cooperativa da Fiação e Tecelagem – Coofitec, de Sant’Ana do Livramento, a fim de que a empresa continue trabalhando, anunciou que as negociações evoluíram muito nos últimos dias e que em breve a Cooperativa estará ocupando o novo espaço.
A área em estudo para utilização pela Cooperativa fica nos fundos do antigo frigorífico, com acesso pela Rua Camilo Alves Gisler.
O local , segundo Dagberto, abriga inclusive pavilhões que terão de ser reformados pela cooperativa. Para viabilizar a negociação, já foi acertado que o DAE vai adquirir parte da área onde futuramente construirá uma estação de tratamento, aproveitando também reservatórios de água que podem ser recuperados no local.
Parceiro nas lutas da Coofitec há muitos anos, Dagberto vem participando, junto ao prefeito Ico Charopen, de toda a articulação de uma solução para o problema da Cooperativa, que precisa sair do prédio onde funcionou desde sua criação, devido à venda do mesmo.
"Estamos falando de 50 empregos diretos na Coofitec, mais de 500 artesãos em Livramento e região que lavam lã aqui, além de 11 barracas de lã que trabalham no município. Manter a Coofitec significa manter esta cadeia produtiva ", justificou o vereador, bastante entusiasmado com os encaminhamentos que têm sido feitos para que a negociação seja concretizada.
Segundo ele, após os trâmites entre a Prefeitura e a Cobrealsul , o Prefeito enviará projeto à Câmara de Vereadores, legalizando a cedência da área, em comodato, para a Coofitec. Destacando a sensibilidade do prefeito Ico Charopen, que tão logo foi procurado para encontrar uma saída para evitar o fechamento da Coofitec se associou à mobilização, o vereador Dagberto disse acreditar que essa preocupação terá eco junto aos demais vereadores.
"Tenho certeza de que os colegas vereadores serão sensíveis à cedência, levando em conta a geração de empregos e renda no nosso municipio", concluiu, lembrando que a Coofitec já esteve muito perto de se transferir para Rosário do Sul, onde já havia inclusive a oferta de um terreno e um galpão.