Estratégia da Saúde da Família

por snf — última modificação 01/02/2019 08h19
Vereador Dagberto Reis teme pelo fim do Estratégia da Saúde da Família.

O Vereador Dagberto Reis recebeu nesta última quarta-feira (30), em seu gabinete, o Presidente do Sindicato dos Municiparios José Carlos Silva, e as enfermeiras Evelise e Helena, para tratar sobre o Projeto de Lei 004 do Executivo que altera cargos e funções gratificadas já existentes. As duas profissionais representam o grupo de médicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam nas estratégias de Saúde.

De acordo com o parlamentar, os trabalhadores da saúde temem que sejam esvaziadas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na medida em que se rompe o acordo firmado em 2013 com dedicação de 40 horas semanais. O ESF exige exclusividade e 8 horas diárias. Sem receber o valor correspondente a este horário, levando em conta que o valor ofertado na nova lei é mais baixo, Dagberto alega que a tendência será o fim do “Estratégia de Saúde da Família”.

“Isto acarretaria o descredenciamento do Programa Mais Médicos, custeado pelo governo federal. O município perderia neste caso 200 mil reais mensais, além do atendimento a comunidade”, declarou o vereador.
Dagberto Reis antecipa que votará contra o projeto do Executivo e trabalhará para que não seja aprovado.

"Estamos atentos. Precisamos manter a estrutura criada na saúde pela secretaria Natália no governo Glauber, a única coisa boa que ainda resta neste governo" complementou Dagberto.

registrado em: