AUDIÊNCIA AGILIZA O PROCESSO BI NACIONALIZAÇÃO DO AEROPORTO

por snf — publicado 29/04/2015 11h35, última modificação 29/04/2015 11h35
O vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) integrou a comitiva oficial da Comissão Especial da Aviação Civil para discutir a bi-nacionalização do Aeroporto de Rivera .

O vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) integrou a comitiva oficial da Comissão Especial da Aviação Civil, presidida pelo Deputado Estadual Frederico Antunes; para participar de uma audiência, em Montevidéu(ROU), com o Ministro em Exercício da Defesa Nacional do Uruguai, Jorge Menendez;  e o Diretor Nacional de Aviação Civil, Brigadeiro do Ar, Antonio Alargón. Também integrou a comissão o Prefeito Glauber Lima e o Deputado Uruguai e ex-intendente de Rivera, Tabaré Vieira.  Na pauta da reunião constava a bi-nacionalização do Aeroporto de Rivera e o Deputado Frederico Antunes fez uma explanação do estudo dos aeroportos do Estado do Rio Grande do Sul e a contatação da necessidade da bi-nacionalização do aeroporto de Rivera, formalizando a integração entre as duas cidades, preenchendo uma necessita lactante para o desenvolvimento de Santana do Livramento. O vereador Carlos Nilo fez uma explanação sobre sua caminhada desde 2013, quando esteve em Brasília, com a Ministra em exercício de Relações Exteriores, com diretores da ANAC e da INFRAERO salientando a necessidade das autoridades brasileiras intermediarem contato com as autoridades uruguaias buscando   a bi nacionalização do aeroporto Carlos Gestido,  de Rivera. “Porém a resposta dos órgãos foi a de que necessitariam que o Uruguai manifestasse sua intenção sobre a bi-nacionalização” comentou o vereador. O Brigadeiro Antonio Alargón se comprometeu de ligar para a ANAC e enviar oficio protocolando  que o Uruguai está disposto a manter tratativas sobre a bi nacionalização do aeroporto de Rivera. Na oportunidade o vereador Carlos Nilo entregou oficio ao ministro Uruguaio, solicitando a bi nacionalização e convidando para,  no dia 26 de abril de 2015 , participar de uma audiência pública em Livramento sobre a bi nacionalização,  realizada pela Assembleia Legislativa, através da Comissão Especia de Aviação Civil Regional. O deputado Frederico Antunes ligou para o Ministro da Aviação do Brasil,  Eliseo Padilha e colocou no viva voz para os dois ministros conversarem e ficou claro a disposição de ambos para a bi nacionalização, inclusive marcando uma reunião para o mês de maio,  em Porto Alegre, onde os dois ministros irão se encontrar, junto com a comitiva brasileira, para acelerar os trâmites da bi nacionalização do aeroporto de Rivera. O vereador Carlos Nilo retornou a Livramento satisfeito com o resultado da reunião e as contatos proposições realizadas nessa viagem.