Proposta para criação de subprefeituras

Vereador Aquiles Pires propõe criação de subprefeituras em Livramento
Proposta para criação de subprefeituras

Mapa de Santana do Livramento

Na última segunda-feira (31-10) o   Vereador Aquiles Pires iniciou sua fala lembrando da Lei Orgânica do Município (LOM), que prevê a implantação de subprefeituras no interior do município, como alternativa para a solução dos problemas das estradas rurais.

Uma subprefeitura é um órgão administrativo abaixo da prefeitura, uma maneira de descentralizar o poder, de alcançar todas as áreas e de ouvir as demandas. A responsabilidade de cada um desses órgãos é do subprefeito, que é indicado pelo prefeito, porém há exemplos de subprefeituras que funcionam sem subprefeito, sob a supervisão e comando do Executivo Municipal e tem como finalidade atender à necessidade de cada região.

Livramento tem uma extensão territorial de 6.941,613 km², sendo em sua grande maioria perímetro rural, com uma subprefeitura cada local teria uma estrutura física de organização e concentração de pessoal, acesso, maquinário, mão de obra e poder. “Levaria o atendimento ao morador e à localidade, facilitaria a comunicação entre o executivo e o morador do campo e, principalmente, agilizaria a prestação do serviço”, comentou Aquiles.