Protesto contra fechamento de turno.

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 05/12/2019 08h01, última modificação 05/12/2019 08h01
Através da aprovação de um Moção de Apoio, que foi proposta pela Mesa Diretiva e aprovada pelos vereadores,o legislativo protesta contra fechamento de turno na Escola Julio de Castilhos.
Protesto contra fechamento de turno.

Membros da Escola Julio de Castilhos no Plenário da Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira, 4, uma Moção de Apoio à manutenção das atividades da Escola Estadual de Ensino Médio Júlio de Castilhos. A Moção foi proposta pela Mesa Diretora da Casa e endossada por todos os vereadores presentes à sessão, diante do anúncio feito pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação de que o educandário deixará de funcionar no turno da tarde, com isso levando ao fechamento de turmas e à redução do número de vagas, com consequente corte também na carga horária de professores e dispensa de profissionais.

O presidente da Câmara, Maurício “Galo” Del Fabro, propôs aos colegas a abertura extraordinário de um espaço na sessão para a manifestação de representantes da Escola. Foram convidados a integrar a Mesa dos trabalhos a diretora do educandário, professora Rosana Arbiza Fragoso, e a presidente do Conselho Escolar, Marilene Martins Prates, que se pronunciaram na Tribuna da Câmara a respeito da decisão anunciada e dos muitos prejuízos que essa medida trará para a comunidade escolar e para a educação como um todo. Os vereadores também se manifestaram durante as Declarações de Voto e criticaram a orientação do Governo do Estado, que está promovendo a precarização da educação no Rio Grande do Sul.

Após a aprovação da Moção de Apoio à manutenção das atividades da Escola, os vereadores também aprovaram por unanimidade um Voto de Protesto contra o fechamento do turno da tarde na EEEM Júlio de Castilhos. A posição oficial da Câmara será levada ao conhecimento do Governo do Estado em audiência que já foi definida para a próxima segunda-feira, dia 9, às 14 horas, na Secretaria de Educação do Estado, em Porto Alegre. O presidente Maurício “Galo” Del Fabro conversou com o diretor administrativo da SEDUC RS, Paulo Magalhães, e confirmou a reunião, que contará com as participações de vereadores e representantes da direção e do Conselho Escolar do Julio de Castilhos.