Incentivo a produção de olivas

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 26/11/2019 08h10, última modificação 29/11/2019 12h58
Comissão de Agricultura da Câmara estuda projeto para incentivar produção de olivas envolvendo de maneira direta os pequenos produtores rurais assentados no município.
Incentivo a produção de olivas

Reunião no Gabinete da Presidência

Os vereadores Evandro Gutebier, Leandro Ferreira, Itacir Soares e Marco Monteiro estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 24, com o técnico da Emater Leonardo Alonso e com os produtores Fernando Rotondo e Daniel Ortega, da empresa Olivopampa, para debater uma proposta de incentivo à "olivicultura" em Sant’Ana do Livramento, envolvendo de maneira direta os pequenos produtores rurais assentados no município. O projeto foi proposto pelo vereador Marco Monteiro, que já conversou com o novo presidente do INCRA-RS, Tarso Francisco Pires Teixeira, e ouviu dele confirmação de apoio para o desenvolvimento do projeto.

Segundo explanou o vereador Monteiro, a ideia é que se estrutura um incremento na cadeia produtiva, principalmente visando abastecer à grande demanda de caráter até mesmo internacional de frutos e do óleo de oliva. Esse resultado poderá ser alcançado, no entender do legislador, com o fortalecimento da cadeia produtiva e o envolvimento de vários atores, entre os quais a própria Emater, o INCRA e a colaboração do produtor de Livramento Fernando Rotondo, que já se dispôs a contribuir com sua “expertise” para a qualificação do trabalho dos produtores locais e assentamentos.

A proposta foi interpretada como uma sugestão concreta para estimular a diversificação na atividade produtiva nas pequenas e micro propriedades rurais de Livramento, ao mesmo tempo em que o incremento na produção de oliveiras representará em pouco tempo uma excelente contribuição para o fortalecimento e o desenvolvimento da economia no município e para a subsistência e crescimento econômico e social das famílias assentadas.

Descrição da imagem: fotografia na posição horizontal, na parte de traz da fotografia  uma janela joga luz para sala. Há um sofá na cor bege, quadros nas paredes,e ponta de suporte de bandeiras espalhadas pelo ambiente. No centro, há 7 pessoas sorrindo e posando para a foto. Algumas pessoas estão fazendo um sinal de positivo com a mão.