Recurso ecomizado

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 18/06/2019 11h10, última modificação 18/06/2019 11h11
Reunião define aquisição de crioscópio com recurso economizado pela Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 17, com o prefeito Solimar Ico Charopen e com o secretário Milton e técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura. No encontro, realizado às 7h30min na sede da pasta, o Prefeito e o Presidente da Câmara afinaram os detalhes para a aquisição de um crioscópio, aparelho que se destina a agilizar o processo de medição do nível de água existente no leite in natura produzido no setor leiteiro de Livramento.

Com custo aproximado de R$ 15 mil, o aparelho vai suprir uma deficiência na estrutura de fiscalização do Município, já que atualmente as coletas precisam ser enviadas para análise fora de Livramento, demandando um prazo aproximado de 30 dias para o resultado. Essa dificuldade foi informada ao Presidente do Legislativo durante a primeira edição do projeto “Prefeitura no Campo”, realizada na localidade do Cerro da Cruz, e levou Galo a sugerir que parte do recurso economizado pela Câmara de Vereadores fosse utilizada para a aquisição do equipamento.

Participaram da reunião o secretário Milton Villagran, o técnico sanitário Ariel Duarte Lima, o assessor especial Marcelo Apoitia Pedra, o veterinário Juliano Coutinho do Monte e a tecnóloga em Agroindústria Andressa Arigony Aguirre. Os técnicos confirmaram a importância da aquisição do equipamento em razão principalmente da necessidade de prestar um atendimento mais célere e seguro ao produtor e, dessa forma, também aumentar a segurança sobre a qualidade do leite comercializado pelos produtores de Livramento.

Galo manifestou a satisfação de contribuir para a compra desse artigo, graças à economia feita na Câmara de Vereadores desde o início deste ano. O Presidente do Poder Legislativo confirmou que já são R$ 600 mil economizados de janeiro para cá, referente ao orçamento deste ano. Com isso, nos meses de abril e maio a Casa abriu mão de R$ 400 mil dos repasses feitos pela Prefeitura para a Câmara, valores que foram utilizados para ajudar o hospital Santa Casa de Misericórdia, para a compra de uniformes escolares, para apoio a eventos culturais e para investimentos na infraestrutura do município.

Desta vez, com mais uma parcela de R$ 200 mil economizados pela Câmara no repasse desta próxima quinta-feira, 20, a Prefeitura vai adquirir o crioscópio e ajudar na realização do Campeonato Citadino de Futebol Amador, o Amadorzão 2019, e ainda investir em novas ações de manutenção da infraestrutura urbana e rural, segundo adiantou o prefeito Ico Charopen.

FOTOS: ÁGUIDO RICARDO – ASCOM/PM