Produtos da Agricultura Familiar

por snf — última modificação 18/04/2019 08h38
Reunião debate compra de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar

Na manha desta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores, ocorreu no Plenário João Goulart uma reunião para debater a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar.

A reunião foi chamada pela Comissão de Agricultura Pecuária e Abastecimento, presidida pelo vereador Leandro Ferreira, com a participação do Vice Presidente Marco Monteiro, e os de mais membros da comissão Evandro Gutebier e Itacir Soares.
Na ocasião, compareceram no encontro a Secretária de Educação Maria Regina Prado Alves, a nutricionista da Secretaria da Educação Sibelle Gonçalves, a coordenadora da Educação no Campo Ivete Acosta Soares, a auxiliar administrativa da merenda Laís Montano e o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura Roberto Machado Braz.

Vários questionamentos foram respondidos pelas representantes do Executivo, que é o responsável pelas compras através do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos no município.
A Secretária de Educação Maria Regina encaminhou vários documentos para a comissão com informações a respeito das compras realizadas em Livramento. Hoje essas compras ficam entre 5% e 10% do valor destinado, sendo que o mínimo garantido por lei é de 30 % de compras da agricultura familiar. Segundo a secretária, a burocracia dificulta a aquisição.

O Agrônomo Roberto Braz da Secretaria de Agricultura, em um breve relato informou aos vereadores a atual situação da produção da agricultura familiar, destacando que hoje 2500 produtores estão aptos a fornecer para a merenda escolar municipal. A reunião também contou com a participação dos vereadores Aquiles Pires, Marcia da Rosa, Ulberto Navarro Garrão, Carlos Nilo, Lídio Mendes Melado, Romario Paz, Maria Helena Alves Duarte, Mauricio Galo Del Fabro. No final ficou acertado que a Câmara deve promover uma reunião de trabalho entre os atores envolvidos neste processo de compras de produtos da Agricultura Familiar, e ainda, promover um seminário que debaterá os desafios para aquisição dos produtos locais com a participação das entidades que representam os produtores, Executivo e demais órgãos públicos que adquirem produtos da Agricultura Familiar.

registrado em: