Mais um meio de economia

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 08/08/2019 08h14, última modificação 08/08/2019 08h14
Parceria com a Prefeitura proporciona mais economia na Câmara de Vereadores

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, confirmou em manifestação na Casa Legislativa, na segunda-feira, que foi firmado acordo com o Poder Executivo Municipal para utilização do estacionamento da Prefeitura Municipal, na rua Duque de Caxias, para os veículos oficiais do Legislativo. Com isso, segundo o legislador, a Câmara consegue mais um meio de economia dos recursos públicos previstos para o custeio de manutenção da Casa: “A despesa chegava a R$ 8 mil por ano, para estacionamento e limpeza semanal dos dois carros e da moto utilizada pelo contínuo da Câmara”, relata Galo.

A primeira iniciativa do Presidente do Legislativo foi a devolução de um dos carros para a Prefeitura, que o destinou aos deslocamentos do Banco de Sangue da Santa Casa. O modelo de referenciação adotado pelo Sistema Único de Saúde condiciona Livramento a utilizar sangue armazenado pelo Hemocentro de Alegrete, o que exige deslocamentos frequentes para busca desse material muitas vezes necessitado com urgência para salvar vidas no hospital local, logística que ficará mais ágil com a cedência do carro antes utilizado pelos vereadores. Esse carro já não estava sendo usado nos deslocamentos dos legisladores a partir da aquisição de um novo veículo no ano passado, mas representava custo de manutenção, impostos e estacionamento para a Casa.

Depois de fazer a devolução do veículo para a Prefeitura Municipal, Galo e o vice-presidente da Câmara, vereador Evandro Gutebier, conversaram com o prefeito Solimar “Ico” Charopen (foto) sobre a possibilidade de utilização do estacionamento do Palácio Moysés Vianna, que possui espaço suficiente, para guardar também o carro e a moto da Câmara, o que foi imediatamente autorizado pelo Chefe do Executivo. Com isso, a Câmara de Vereadores poderá rescindir o contrato de estacionamento feito com empresa particular e economizar o valor que vinha sendo pago mensalmente para guardar os veículos.

“O somatório das ações que vêm sendo adotadas pelos vereadores está permitindo uma economia histórica na Casa e neste mês chegaremos a R$ 1 milhão economizados pelo Legislativo. Esse valor já está retornando desde o início do ano para investimentos pelo Poder Executivo em melhorias e serviços para melhorar a qualidade de vida da população, na Santa Casa, na compra de uniformes para os alunos da rede municipal, na recuperação da Saldanha da Gama, equipamentos para ajudar no controle da qualidade do leite e do mel, para a cultura e o lazer da comunidade, enfim. Estamos sim muito satisfeitos com os resultados alcançados graças ao comprometimento do Poder Legislativo, como um todo, com essa proposta de economicidade, como instrumento para contribuir ainda mais com a nossa comunidade”, comemorou Galo Del Fabro.