Busca da Chama Crioula

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 05/07/2019 08h26, última modificação 05/07/2019 08h26
Legislativo apoiará Grupo Santanense de Cavalgadas na busca da chama da Semana Farroupilha

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Maurício "Galo" Del Fabro, e o prefeito Solimar "Ico" Charopen, acompanhados ainda pelos vereadores Maria Helena Alves Duarte e Lidio "Melado" Mendes, receberam em audiência no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 4, o tradicionalista João Pires, que preside o Grupo Santanense de Cavalgadas, e os membros Antônio Peres e Ilson Pereira. No encontro, os tradicionalistas explanaram detalhes sobre a realização de mais uma edição da cavalgada de busca da Chama Crioula para a Semana Farroupilha, que neste ano será acesa na cidade de Tenente Portela, na região norte do Rio Grande do Sul.

João Pires explicou que a cavalgada desde Tenente Portela demandaria um período de cerca de 20 dias, passando por várias rodovias movimentadas. Por uma questão de logística, o GSC decidiu que a centelha da Chama Crioula será trazida em comboio rodoviário até o município de Santiago do Boqueirão, onde o grupo de cavaleiros assumirá a guarda e conduzirá a centelha sagrada a pata de cavalo, cruzando campos até Livramento. O Grupo Santanense de Cavalgadas é considerado o maior grupo de cavalgadas do RS, envolvendo cerca de 15 veículos e mobilizando um total de 45 cavaleiros, juntamente com suas famílias e grande número de apoiadores.

Após explicar as necessidades para o custeio dessa missão, responsável já há vários anos por trazer a centelha da Chama Crioula que será distribuída a todas as entidades tradicionalistas durante a Semana Farroupilha em Livramento, os tradicionalistas receberam dos vereadores Gal Del Fabro, Maria Helena e Melado e do prefeito Ico a confirmação de uma ajuda de R$ 20 mil, correspondente a parte da economia de R$ 200 mil que a Câmara de Vereadores fará neste mês de julho.