Área para Escola Técnica Agrícola

por snf — última modificação 13/02/2019 09h00
Vereadores pedirão cedência de área da FEPAGRO para Escola Técnica Agrícola.

Dando continuidade à mobilização que estão desenvolvendo desde a última quarta-feira, em Porto Alegre, junto a vários órgãos do Governo do Estado, visando a criação em Livramento e em outros municípios da região escolas técnicas na área agrícola, para a formação de mão de obra qualificada e forte para o desenvolvimento local e regional, os vereadores Carlos Nilo Pintos, Aquiles Pires, Leandro Ferreira e Germano Camacho devem formalizar o pedido de cedência da área da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO, localizada na região da Florentina, para a instalação do espaço de educação. Nesta sexta-feira, os vereadores devem fazer uma nova visita à Secretaria Estadual da Agricultura para confirmar os dados sobre a área ociosa da Fepagro em Livramento e, após, retornar à Secretaria da Educação do Estado para dar continuidade ao processo referente à abertura da Escola Técnica.

Na quinta-feira, 7, os vereadores Carlos Nilo, Aquiles Pires, Leandro Ferreira e Germano Camacho participaram de reunião com o diretor da Superintendência da Educação Profissional do Estado - SUEPRO, Mauro Rosso, onde foi explicado a viabilidade da instalação da Escola Técnica em Livramento. Na oportunidade, foram discutidos detalhes do projeto das escolas técnicas. A ideia, inclusive, é que a unidade a ser criada em Livramento venha a acolher também alunos de outras cidades da região, como forma de constituição de uma base de viabilidade do custo-benefício desse investimento e considerando o fato de que já se poderá contar, no município, com a estrutura da Fepagro, que poderá reduzir os custos de instalação da escola técnica agrícola.

A mobilização conta com o apoio dos deputados estaduais Frederico Antunes, líder do Governo na Assembleia Legislativa, Luiz Fernando Mainardi. Carlos Nilo, Aquiles, Leandro e Germano estiveram reunidos com os dois deputados na quarta-feira, e conseguiram apoio na interlocução com os órgãos estaduais. O líder do Governo, Frederico Antunes, informou ainda que o governador do Estado, Eduardo Leite, já havia colocado em pauta a necessidade da instalação de Escolas Técnicas em várias cidades gaúchas. Assim, o pedido feito pelos vereadores de Livramento foi ao encontro do que o Governo tem proposto.

Os deputados também acertaram com os vereadores de Livramento a ideia da formação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Escola Técnica, proposta que será formalizada pelo vereador Leandro Ferreira. Além disso, os vereadores vão trabalhar no sentido de estimular as demais cidades da região da 19ª Coordenadoria Regional de Educação – 19ªCRE para que também formem Frentes Parlamentar com o mesmo intuito, visando uma grande mobilização na busca da efetivação da proposta.

registrado em: