Seminário discutirá ações em defesa da água pública em Livramento.

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 26/09/2019 08h04, última modificação 26/09/2019 08h04
Será um amplo debate comunitário a respeito da importância dos serviços públicos de captação, tratamento e abastecimento de água potável na sociedade moderna.

A Câmara Municipal vai sediar no próximo dia 4 de outubro um amplo debate comunitário a respeito da importância dos serviços públicos de captação, tratamento e abastecimento de água potável na sociedade moderna.

Será o II Seminário Internacional em Defesa da Água Pública, promovido e organizado em conjunto pela Frente Parlamentar Em Defesa da Água Pública de Sant’Ana do Livramento e pelo Sindiágua, com apoio da Assembleia Legislativa gaúcha, IFSul, Unipampa, FFOSE/Rivera e do próprio Poder Legislativo Municipal.

O vereador Dagberto Reis, que preside a Frente Parlamentar Em Defesa da Água Pública de Sant’Ana do Livramento, informa que várias autoridades estaduais, locais e também de Rivera já confirmaram participação no encontro, que será aberto ao público.

O Seminário será realizado a partir das 8h30min do dia 4 e se estenderá até às 17h30min. “Será uma excelente oportunidade para entendermos a importância do sistema público de saneamento e abastecimento e também para demonstrarmos nossa compreensão quanto à necessidade de que se mantenha acessível à toda a sociedade essa inestimável riqueza da humanidade”, defendeu.

O Seminário terá início às 8h30min, com a recepção e credenciamento dos participantes. Às 9 horas será realizado painel sobre “o PL 3261/19 e seus reflexos no setor de saneamento”, com a mediação do próprio vereador Dagberto Reis e participação do presidente do Sindiágua/RS, Leandro Almeida, do ex-presidente da Corsan Arnaldo Dutra e do deputado Jeferson Fernandes, que preside a Frente Parlamentar Em Defesa da Água Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Na sequência, às 11 horas, será realizado o painel sobre “Energias Renováveis e Meio Ambiente”, coordenado pelo vereador Leandro Ferreira. Atuarão como painelistas o engenheiro de controle e automação do DAE, Leandro Espírito Santo Soares, o professor de Economia Brasileira da Unipampa, Altacir Bunde, e o engenheiro elétrico e professor no Ifsul, Francilon Lima Simões. Após, haverá intervalo para almoço.

À tarde será realizado o terceiro painel do Seminário, abordando “o DAE diante do momento e seus desafios futuros”. Esse painel terá como mediador o representante do Sindiágua/RS, Vinicius Giordani, e terá como palestrante o diretor administrativo do DAE Sigmar Martins.

Encerrando a programação do Seminário, a partir das 15h30min, será realizado o quarto e último painel do dia, que vai colocar em pauta uma análise das “Experiências de PPPs, privatizações e processos de desestatizações”. O tema terá exposições de Rogério Ferraz, representante do Sindiágua/RS, de Ricardo Muller, do Sindiágua de São Gabriel, e Kelly Romero, representante da FFOSE de Rivera, tendo como mediador Giovani Martins, também do Sindiágua do Rio Grande do Sul.