Representantes do Grupo " Negros e Negras da Fronteira" visitam a Câmara de Vereadores

por Gilmar Ayres Silveira Nunes publicado 17/10/2019 08h12, última modificação 17/10/2019 08h12
Representantes apresentaram a iniciativa ao vereador Galo Del Fabro e conversaram a respeito de várias ações referentes à conscientização sobre as condições do povo negro na fronteira.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, recebeu na manhã desta quarta-feira a visita de representantes do grupo “Negros e Negras da Fronteira”, formado com o objetivo de debater e as questões do resgate e da garantia dos direitos da população negra e coordenar ações voltadas ao combate do racismo estrutural enraizado na história da sociedade brasileira e suas consequências. Na oportunidade, Emerson Pereira e Alene Silva, que integram o grupo, apresentaram a iniciativa ao vereador Galo Del Fabro e conversaram a respeito de várias ações referentes à conscientização sobre as condições do povo negro na fronteira.

O grupo começou a se reunir por iniciativa de algumas pessoas, inicialmente através das redes sociais e, imediatamente, em encontros que vêm sendo realizados regularmente em espaços públicos e coletivos de Livramento. A maior parte das reuniões tem ocorrido nas dependências do campus local da Unipampa. O grupo “Negros e Negras da Fronteira” vem trabalhando especialmente um processo de visibilidade, buscando informar às autoridades e sociedade em geral a respeito dos objetivos e das atividades da nova entidade.
O vereador Maurício “Galo” Del Fabro elogiou a iniciativa e garantiu que o Poder Legislativo estará sempre ao lado das atividades populares e representativas da comunidade santanense e destacou a realização da tradicional sessão de celebração do Dia da Consciência Negra, no próximo mês de novembro. Na ocasião, a Câmara de Vereadores deverá fazer a entrega da medalha “Zumbi dos Palmares”, instituída como instrumento de reconhecimento às pessoas que se destacam na luta em defesa dos direitos da população negra em Livramento, cuja indicação já deverá contar com a participação do movimento “Negros e Negras da Fronteira”.