Educação é pauta de debate na sessão desta segunda-feira

por Equipe Imprensa publicado 09/10/2018 09h22, última modificação 09/10/2018 09h22

Na manhã desta segunda-feira (08), ocorreu mais uma sessão ordinária deste mês de Outubro. Como de praxe, o secretário António Zenoir fez a leitura do expediente e logo após dado inicio ao grande expediente, conforme o regimento interno.

Referente à ordem do dia, foram apreciados os seguintes Projetos de Lei Ordinária (PLO):

PLO N°49 que altera o parágrafo único do artigo 2° da lei 7.360 de 14 de junho de 2018. Aprovado por unanimidade.

PLO N° 115 que regulamenta a atuação de Comissão para Concurso Público - 2018 a 2020, e autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar o pagamento de "honorários", nos termos do Art. 243 da lei Municipal N° 2.620/90, aos servidores designados para a integrarem. O projeto foi retirado da votação. O Vereador Evandro Gutebier solicitou um parecer jurídico, para melhor apreciação.

O primeiro a fazer uso da tribuna, foi o parlamentar Carlos Nilo, que deu ênfase a situação da educação de Sant’Ana do Livramento. "A terceirização da OSCIP foi o maior erro administrativo de Sant’Ana do Livramento até os dias de hoje na educação do município. O que ouvimos pelos próprios professores é que os salários estão atrasados e isso é lamentável", disse Nilo.

Levantada a questão da educação, os demais vereadores manifestaram suas colocações também sobre o tema.

Dagberto Lula Reis, em consonância com seu colega parlamentar Carlos Nilo, salientou. "Esta oposição critica e cobra, mas ainda somos uma oposição respeitosa, não fazemos terrorismo. Alertamos logo que foi contratada esta empresa, o município poderia fazer esta contratação, mas iria faltar dinheiro adiante. Foi sim um erro administrativo”, ressaltou o parlamentar.

Evandro Gutebier também fez uso da tribuna. "É preocupante toda está situação da prefeitura. Na minha opinião, esta dívida irá se prolongar. Infelizmente o município não tem mais recursos, mas espero que o governo continue sendo o governo do diálogo”, comentou Evandro.

O Vereador Leandro Lula Ferreira salientou sua preocupação referente ao assunto. “Os dias letivos não serão fechados pela falta de pagamento às empresas do transporte escolar e aos professores. São inúmeros casos de falta de gestão e estamos vivendo uma situação caótica”, referiu-se Leandro.

Lídio Mendes (Melado) manifestou ser totalmente contrário a contratação da empresa e comentou.

“Quando essa ideia da OSCIP veio para cá, todo mundo era contra e de repente surgiram os favoráveis. Que venham até aqui os responsáveis para debatermos e mostrem os documentos com todas as informações. Também devemos pedir esclarecimentos a este Prefeito, não vemos um elogio se quer. O pior prefeito que já tivemos em Sant’Ana do Livramento é este”, alegou Melado.

Itacir Soares finalizou o grande expediente, concordando com os colegas que lhe antecederam, declarou que não é possível aceitar que as crianças percam suas aulas pela má administração do governo municipal.
Outro assunto comentando, foi em relação aos maquinários e os assentamentos do município.
“Estamos perdendo estas máquinas, pois não estamos fazendo o nosso dever de casa, não podemos aceitar mais estes desvios de funções dessas maquinas. Sinceramente não sei mais em qual porta iremos bater”, declarou Itacir.

No uso das comunicações pessoais os vereadores Marco Monteiro e Aquiles Pires, candidatos a deputado estadual, agradeceram a confiança dada a eles pelos votos nestas eleições. Os parlamentares Marcia da Rosa, Ulberto Navarro Garrão e Antônio Zenoir agradeceram os votos dos seus candidatos eleitos, salientando que Sant’Ana do Livramento precisa de um representante.

Já Maria Helena Alves Duarte, explicou as situações referentes as contas do município.
“Foi depositado 350 mil na conta da OSCIP e dia 11, quinta-feira, será depositado o que está faltando para integralizar, e espero que esta situação seja normalizada. Também dia 11 será depositada uma parte para a Santa Casa, e depois será feito um cronograma para ser colocado tudo em dia”, declarou a parlamentar.