"O patrono"

por Gilmar A.S.Nunes publicado 03/09/2018 09h45, última modificação 03/09/2018 11h25
Histórico sobre "Ivo Leites Caggiani", jornalista,historiador, escritor e vereador em Santana do Livramento que deu nome ao Memorial do Poder Legislativo

              Fonte: Livro "Autores Santanenses do passado" de Geraldo Mastella.

               Nasceu em Sant'Ana  do Livramento, em 27 de maio de 1923. Filho de Segundo Nicolas Caggiani Maria Ester Leites Caggiani . Foi Jornalista , historiador e Escritor. Estudou as primeiras letras, com os professoras Yvone e Maria Arguimbau e o ginasial  no Colégio Santanense, em sua terra natal; Curso Clássico no Colégio Nossa  Senhora do Rosário , Porto Alegre(incompleto);Curso de Contabilidade na Escola  Técnica  de Comércio Santanense, com registro no Conselho  Regional de Contabilidade, CRC - RS 7.234. Registrado  como Jornalista no Ministério do Trabalho  em 10 agosto de 1962, sob o número  2059; Curso de Técnicas  Psicológicas na Pontifícia Universidade Católica  do RS , Porto Alegre, 1995.

               Iniciou sua vida na imprensa muito cedo o jornal " O Republicano", onde  a partir de 1944 foi jornaleiro,  entregador  de jornais, revisor, repórter e redator. Trabalhou também  nos jornais "Diário do Sul", " A Platéia" e "Correio do Povo", sendo correspondente deste último por vários anos.Em 1954 lançou  o jornal " Folha Popular" em nova fase, tendo  se afastado no fim de 1982. após vinte e oito anos de atividades ininterruptas.

               Foi  fundador do Museu Municipal David Canabarro em 1952, do qual  foi por duas vezes diretor. Em 1972 fundou  o Museu Folha Popular.

               Foi  vereador em sua cidade de 1977 a 1992 (reeleito em 1982) e presidente  da Câmara de Vereadores  em sua cidade de 1979 a 1980. Foi Secretário de Administração  da Prefeitura Municipal de Sant'Ana do Livramento; Secretário de Educação e cultura  da Prefeitura Municipal.

               Redator-chefe do jornal  " O Republicano", de Sant'Ana do Livramento; Redator-chefe do jornal  " Diário do Sul", de Sant'Ana do Livramento; diretor do jornal " O Anglicano", Sant'Ana do Livramento; diretor da revista " Aspectos de Sant'Ana";membro da Junta Paroquial  da Igreja  Anglicana  Episcopal de Sant'Ana do Livramento; Professor  do Instituto Livramento - Escola  de 1º e 2º Graus, Sant'Ana do Livramento; Conselheiro da Associação  Riograndense de Imprensa - ARI. Vice-presidente da Câmara Municipal  de Livramento.

                Pertenceu ás seguintes sociedades e instituições: Academia  Riograndense de letras; Sindicato do Jornalistas Profissionais  do Rio Grande do Sul; Círculo  de Pesquisas Literárias  do Rio Grande do Sul; Sociedade Sul - rio - grandense do Rio de Janeiro(sócio correspondente); Academia Brasileira de História; Instituto  Genealógico  Brasileiro, São Paulo;Academia Brasileira Maçônica de Letras(sócio correspondente); Instituto de Geografia e História  Militar do Brasil( sócio correspondente); Instituto Histórico e Geográfico do Rio  de Janeiro(sócio correspondente); Ordem dos Jornalistas do Brasil; Instituto de História de Tradições  do Rio Grande do Sul; Colégio Brasileiro de Genealogia (sócio correspondente);Centro Cultural Internacional Martin Fierro; Academia Petropolitana de Poesia Raul  de Leoni, Petrópolis -RJ(sócio correspondente);Academia de Letras Municipais do Brasil; Academia Sul-Brasileira de Letras,Pelotas-RS; Academia de História Militar Terrestre do Brasil(sócio correspondente); Estância da Poesia Crioula, Porto Alegre.

                  Recebeu as seguintes condecorações: Medalha Comemorativa com diploma do Cinquentenário do Instituto de Geografia e História  Militar do Brasil; Medalha  cm diploma de "Amigo da Marinha"; Medalha Comemorativa com diploma  do centenário de nascimento do Plácido de Castro, Libertador do Acre.

                   Foi também agraciado com vários  diplomas , entre eles: Diploma de Mérito Instituto Livramento, Diploma Sócio  Honorário Centro Cultural José Hernandes, Sant'Ana do Livramento; Diploma de Agradecimento  da Municipalidade pela  Preservação da Memória Histórica de Sant'Ana do Livramento; Troféu Martin Fierro, Urcamp-RS,1987; Diploma do Mérito Cívico da Liga  de Defesa Nacional-RS,1997; Troféu "Obelisco da Paz", concedido  pela Câmara Municipal  de Sant'Ana do Livramento;Diploma de Vereador Destaque 1983, prêmio  pela Associação  Comercial  e Industrial  de Sant'Ana do Livramento; Diploma  Premiação do Jornal  da Semana, 1983, Sant'Ana do Livramento.