Transparência

por Interlegis — última modificação 31/10/2014 15h38
Seção que contém os dados relacionados a transparência da Casa Legislativa, como as prestações de contas, publicação de editais e licitações, formulários e links para o acesso à informação e atendimento ao cidadão.

Orçamento e Finanças

por Interlegis — última modificação 03/11/2014 19h22
Prestação de contas das receitas, despesas, repasses e transferências da Casa Legislativa e relatórios do controle interno.

Orçamento e Finanças - Leia mais…

Licitações e Contratos

por Interlegis — última modificação 25/04/2017 11h52
Publicação de editais e informações sobre os processos de licitação e contratos da Casa Legislativa.Últimas atualizações no final da relação.

Licitações e Contratos - Leia mais…

Recursos Humanos

por Interlegis — última modificação 05/01/2015 11h53
Folha de pagamento, viagens, horas extras e outras informações sobre servidores, contratados, aposentados e pensionistas da Casa Legislativa.

Recursos Humanos - Leia mais…

Resoluções

por GANS — publicado 18/12/2014 08h15, última modificação 16/05/2016 09h08
Resoluções da Câmara Municipal. Últimas atualizações no final da relação.

Resoluções - Leia mais…

Prestação de Contas

por Feippe — publicado 27/01/2015 10h05, última modificação 29/05/2015 10h23
Últimas atualizações no final da relação.

Prestação de Contas - Leia mais…

Parlamentares por bancadas

por Interlegis — publicado 11/11/2014 10h20, última modificação 13/09/2016 09h15
Acesso aos perfis dos vereadores por bancada.

Parlamentares por bancadas - Leia mais…

Acesso à Informação

por Interlegis — publicado 12/02/2015 13h10, última modificação 06/10/2016 10h43
Instruções sobre como fazer solicitações com base na Lei de Acesso à Informação a esta Casa Legislativa.

Acesso à InformaçãoA Lei de Acesso à Informação (LAI) - lei nº 12.527/2011 - regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

Os pedidos de informações devem ser realizados nas instalações físicas desta Casa Legislativa ou através da Ouvidoria deste site. Preenchendo o formulário o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação.

A LAI estabelece também um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções de acesso à informação dos sites dos órgãos e entidades públicas. Além da publicação das informações exigidas, os órgãos podem divulgar outros dados de interesse público por iniciativa própria, ou seja, de forma proativa.

Portanto, antes de apresentar um pedido de acesso, é importante que você verifique se a informação desejada já está disponível na seção de Transparência deste site ou se ela já foi publicada como resposta a uma outra solicitação de informações realizada anteriormente através da Ouvidoria deste site, que é o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão) desta Casa Legislativa.

e-SIC — Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão

Este site está equipado com um Sistema de Ouvidoria que atende ao e-SIC. Se você deseja alguma informação que ainda não está publicada, faça um pedido de acesso à informação. Os tipos de demandas que você pode enviar para a Ouvidoria são:

  • Denúncias
  • Dúvidas
  • Elogios
  • Pedidos de Acesso à Informação
  • Reclamações
  • Solicitações
  • Sugestões

Veja um vídeo explicativo sobre a LAI:

https://youtu.be/HiVKTKkI3nE?list=PLfcgNxuoKmUFWcqVOu--1aZJGfU97m0tG

Leia o texto abaixo. 

Infográfico sobre a LAI

Dados Abertos

por Interlegis — última modificação 31/10/2014 15h38
Informações sobre os dados disponíveis neste portal em formato aberto e legível por máquinas.

Selos de Dados Abertos

De acordo com o portal de Dados Abertos do Governo Federal e segundo a definição da Open Knowledge Foundation, dados ou conteúdos são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença. Isso geralmente é satisfeito pela publicação dos dados em formato aberto e sob uma licença aberta, como a que está declarada no rodapé deste site.

Publicamos 4 conjuntos de dados abertos em formato JSON, que podem ser acessados a partir das seguintes APIs:

Disponibilizamos ainda uma API em /apidata que fornece no mesmo formato, além dos dados já citados, todos os conteúdos publicados no site.

Além disso, cada seção do site têm um link RSS que publica seus conteúdos disponíveis em formato RSS (RDF Site Summary 1.0).

Publicação

por Gilmar A.S.Nunes publicado 18/04/2016 10h40, última modificação 18/04/2016 11h01
Pasta para arquivos que devem publicadas em diário oficial.

Publicação - Leia mais…

Editais

por Gilmar A.S.Nunes publicado 09/05/2016 09h02, última modificação 09/05/2016 09h02
Pasta em que os editais serão publicados

Editais - Leia mais…

Ajuda Portal Transparência

por Gilmar A.S.Nunes publicado 30/06/2016 12h15, última modificação 18/08/2016 08h45
Páginas com ajuda do Portal Transparência, cada página explica como fazer para poder utilizar o portal de maneira fácil e acessível. Serão encontrados informações detalhadas sobre como o orçamento está sendo cumprido (executado) e como a parte financeira esta sendo cumprida(executada)

Portal da Transparência - O que é 

È um  canal onde o cidadão poderá acompanhar de forma dinâmica a aplicação ( como e gasto) dos recursos públicos da Câmara, compreendendo as receitas(dinheiro ou verba que entra nas contas bancárias da Câmara Municipal) e a execução das despesas( como está sendo gasto o dinheiro que entrou nas contas bancárias), sendo oferecidas outras informações de interesse do cidadão, tais como licitações em andamento e relatórios exigidos pela lei de responsabilidade fiscal.

Para saber  operar clique nos links de ajuda leia com atenção ou imprima, volte e clique no link da despesa.

Glossário Técnico - Não sabe o que significa a palavra ,clique em Glossário.

Glossário Popular - as palavras colocadas de maneira popular  para facilitar o entendimento

Como faço  para acessar o portal.

Como faço para tornar o site acessivel a pessoas com necessidades visuais

Como faço  para obter informações sobre a administração

Como faço para obter informações sobre as despesas

Como faço  para obter informações sobre as transferências financeiras

Como faço para obter informações sobre os credores

Como faço para obter informações sobre a Gestão de Pessoas

Como faço para ter acesso a informação

Como faço para obter informações sobre as publicações

Ajuda geral para saber as despesa

por Gilmar A.S.Nunes publicado 29/06/2016 10h10, última modificação 20/07/2016 10h38
Página com ajuda geral para saber sobre as despesas(gastos) no Portal

Como fazer 

 1 -  Seguindo a imagem abaixo na tela da transparência clique na imagem igual (despesas)para aparecer a despesa desejada.

2 - Escolha a despesa desejada e clique nela, aparecerá a tela a seguir, no caso para exemplo foi escolhida a  despesa Empenhos a Pagar:

 3-  Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o ano:

 4 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a entidade:

 5- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o Período nesse caso pode ser por dia , nas demais despesas poderá também ser por mês.

6- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a Unidade Gestora: Normalmente Câmara Municipal de Vereadores.

7- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem do botão gerar.

8 - Ao clicar em gerar deverá aparecer uma tela assemelhada a abaixo:

 

9 - Para mais detalhes , navegue na página que apareceu, e  onde aparecer a mãozinha indicativa de acesso clique no acesso que você escolher, poderá obter mais detalhes , imprimir , exportar para arquivos poderão ser lidos em outros computadores. 

 Os procedimentos aqui explicados são aplicados a todas as despesas que forem acessadas  conforme mostra explicação de nº 1 dessa página ( navegue para cima e veja a explicação de nº 1)

 





 

 

 

 

Como Acessar o Portal

por Gilmar A.S.Nunes publicado 18/07/2016 12h29, última modificação 18/07/2016 12h29
Vídeo de como acessar o Portal Transparêcia

Como fazer 

 Página de ajuda de como acessar o portal transparência

 

 1-  Seguindo  a imagem abaixo, Clique no botão que tem a imagem igual :

Acesse a pagina principal do portal

2- Pronto o portal está acessado.

Como tornar o site acessivel

por Gilmar A.S.Nunes publicado 20/07/2016 09h23, última modificação 20/07/2016 09h23
Como faço para tornar o portal acessivel a pessoas com necessidades visuais

Como fazer 

 Página de ajuda de como tornar o portal acessivel a pessoas com necessidades visuais.

 

 1 -  Seguindo  a imagem abaixo, Clique no botão que tem a imagem igual :

Acesse a pagina principal do portal

2 - Seguindo a imagem abaixo. Clique no botão que tem a imagem igual:

3 - Seguindo a imagem abaixo. Será carregado a página de ajuda  para leitura.

 

4 - Seguindo a imagem abaixo. Clique no botão que tem a imagem igual:

5 - Seguindo a imagem abaixo. Será altera a leta para o tamanho normal em todo o portal transparência, caso esteja em tamanho ampliado ( explicação seguinte).


6 - Seguindo a imagem abaixo. Clique no botão que tem a imagem igual:

7 -  Seguindo a imagem abaixo. Será altera a letra do tamanho normal para ampliado em todo o portal transparência, caso esteja em tamanho normal.


 8- Seguindo a imagem abaixo. Clique no botão que tem a imagem igual:

 9 - Seguindo a imagem abaixo. Será altera a cor das páginas(para preto e branco)  em todo o portal transparência, caso deseje voltar ao normal, siga o passado oito (8) dessa explicação.

Todas as alterações feitas terão efeito somente no Portal Transparência e não no  site da Câmara Municipal.

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Ajuda geral para saber sobre a administração

por Gilmar A.S.Nunes publicado 20/07/2016 12h40, última modificação 20/07/2016 12h40
Como faço para obter informações sobre a administração

Como fazer 

 1 -  Seguindo a imagem abaixo na tela da transparência clique na imagem igual (administração)para aparecer a informação desejada.

 

2 - Escolha a informação desejada e clique nela, aparecerá a tela a seguir, no caso para exemplo foi escolhido Patrimônio:


3 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a entidade:

4 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a Unidade Gestora: Normalmente Câmara Municipal de Vereadores.

5 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e digite o bem (para uma pesquisa geral de todos os bens esse item não é necessário).

6 -  Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o Período nesse caso pode ser por dia , nas demais despesas poderá também ser por mês.

7 -  Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e digite a classificação e a localização

 (para uma pesquisa geral de todos os bens esse item não é necessário).

8 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem do botão gerar.

9 - Ao clicar em gerar deverá aparecer uma tela assemelhada a abaixo:


10 - Para mais detalhes , navegue na página que apareceu, e  onde aparecer a mãozinha indicativa de acesso clique no acesso que você escolher, poderá obter mais detalhes , imprimir , exportar para arquivos poderão ser lidos em outros computadores. 

Os procedimentos aqui explicados são aplicados a todas as opções da Administração para acessar as demais opções siga  conforme mostra explicação de nº 1 dessa página (navegue para cima e veja a explicação de nº 1)






Informações sobre as transferências financeiras

por Gilmar A.S.Nunes publicado 22/07/2016 11h30, última modificação 22/07/2016 11h34
Página com ajuda geral para saber como obter informações sobre as transferências financeiras

Como fazer 

 1 -  Seguindo a imagem abaixo na tela da transparência, clique na imagem igual (Transferência financeira) para aparecer a opção desejada.

 

2 - Escolha o menu desejado e clique nele, aparecerá a tela a seguir, no caso por exemplo foi escolhido Transferência Financeira (Transferência Financeira não é uma atividade normal no Poder Legislativo).


 3-  Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o ano:

4 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha  o tipo de movimento:

 5 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a entidade:

 6- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o Período  podendo ser por dia ou ser por mês.

7- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a Unidade Gestora: Normalmente Câmara Municipal de Vereadores.

8- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem do botão gerar.

9 - Ao clicar em gerar deverá aparecer uma tela assemelhada a abaixo:

10- Para mais detalhes, navegue na página que apareceu, e  onde aparecer a mãozinha indicativa de acesso clique no acesso que você escolher, poderá obter mais detalhes, imprimir ,exportar para arquivos poderão ser lidos em outros computadores. 

   Os procedimentos aqui explicados são aplicados a todas as operações financeiras que forem acessadas conforme mostra explicação de nº 1 dessa página ( navegue para cima e veja a explicação de nº 1)

 


Informações sobre os credores

por Gilmar A.S.Nunes publicado 25/07/2016 09h13, última modificação 25/07/2016 09h13
Página com ajuda geral para saber como faço para obter informações sobre os credores.

Como fazer 

 1 -  Seguindo a imagem abaixo na tela da transparência, clique na imagem igual (Credores) para aparecer a opção desejada..

2 - Escolha o menu desejado e clique nele, aparecerá a tela a seguir, no caso por exemplo foi escolhido Credores ( empresa ou pessoa física que presta ou prestou algum tipo de serviço ao poder)


3-  Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o ano:

4 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha a entidade:

5- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem igual e escolha o Período  podendo ser por dia ou ser por mês.

6 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência digite o nome e o CPF/CNPJ do credor (não e necessário para uma pesquisa mais ampla). Caso não saiba deixe em branco

7- Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência clique na imagem do botão gerar.

8 - Ao clicar em gerar deverá aparecer uma tela assemelhada a abaixo:

9 - Para mais detalhes, navegue na página que apareceu, e  onde aparecer a mãozinha indicativa de acesso clique no acesso que você escolher, poderá obter mais detalhes, imprimir ,exportar para arquivos poderão ser lidos em outros computadores. 

   Os procedimentos aqui explicados são aplicados as opções do menu credor   que forem acessadas conforme mostra explicação de nº 1 dessa página ( navegue para cima e veja a explicação de nº 1)


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Informações sobre a Gestão de Pessoas

por Gilmar A.S.Nunes publicado 26/07/2016 11h35, última modificação 26/07/2016 11h51
Página com ajuda geral para saber como faço para obter informações sobre a Gestão de Pessoas.

Como fazer 

 1 -  Seguindo a imagem abaixo na tela da transparência, clique na imagem (Gestão de Pessoas) para aparecer a opção desejada..

2 - Escolha o menu desejado e clique nele, aparecerá a tela a seguir, no caso por exemplo, foi escolhido Diárias/Passagens.

3-  Seguindo a imagem abaixo, na tela da transparência, clique na imagem e escolha o ano:

4 - Seguindo a imagem abaixo, na tela da transparência, clique na imagem e escolha a entidade:

5- Seguindo a imagem abaixo, na tela da transparência, clique na imagem e escolha o Período podendo ser por mês.

¨6 - Seguindo a imagem abaixo, na tela da transparência, clique na imagem e escolha a unidade gestora.

7 - Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência, digite o nome e o CPF/CNPJ do credor (não é necessário para uma pesquisa mais ampla). Caso não saiba, deixe em branco

8 -  Seguindo  a imagem abaixo, na tela da transparência, clique na imagem e escolha o tipo de despesa. 

9- Seguindo a imagem abaixo, na tela da transparência, clique na imagem do botão gerar.

10 - Ao clicar em gerar, deverá aparecer uma tela assemelhada abaixo:

11- Para mais detalhes, navegue na página que apareceu, e onde aparecer a mãozinha indicativa de acesso, clique no acesso que você escolher, poderá obter mais detalhes: imprimir ou exportar para arquivos. Eles poderão ser lidos em outros computadores. 

   Os procedimentos aqui explicados são aplicados as opções do menu gestão de pessoas que forem acessadas, conforme mostra explicação de nº 1 dessa página (navegue para cima e veja a explicação de nº 1)

 



Resultado processo seletivo simplificado

por Gilmar A.S.Nunes última modificação 31/05/2017 09h11
Câmara Municipal divulga resultado do processo seletivo simplificado para o cargo de Técnico de Informática

PDF document icon RESULTADO.pdf — Documento PDF, 368 KB (376995 bytes)

RESOLUÇÃO Nº 1307, DE 17 DE AGOSTO DE 2017.

por Gilmar A.S.Nunes última modificação 18/08/2017 08h01
Revoga o §2º do art. 2º da Resolução nº 1233, de 23 de setembro de 2015.

PDF document icon 1 - RESOLUCAO 1307.pdf — Documento PDF, 294 KB (301137 bytes)

Concursos

por Gilmar A.S.Nunes publicado 24/08/2017 13h05, última modificação 24/08/2017 13h05
Pasta para concursos

Concursos - Leia mais…

Ações do documento