Vereador fala sobre o Dia Mundial do Autismo

por Paulo Rodrigues de Macedo publicado 06/04/2015 08h10, última modificação 06/04/2015 08h16
A celebração anual do "Dia Mundial do Autismo", em 2 de abril, foi lembrada pelo vereador Carlos Nilo (PP).

A celebração anual do  “Dia Mundial do Autismo”, em 2 de abril foi lembrada pelo vereador Carlos Nilo Pintos (PP). A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. Em 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.O Brasil não tem estatística sobre o autismo, mas nos Estados Unidos e Europa já se fala sobre a maior epidemia do mundo, saltando de um caso a cada 2.500 pessoas na década de 1990, para o número assustador atual de uma pessoa com autismo a cada 120. Estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autismo, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo. 

Em Sant’Ana do Livramento, o Gabinete do Vereador Carlos Nilo Pintos elaborou, em 2013, a Cartilha do Autista, distribuída nas escolas e aos pais de autista, estimulando a realização de um seminário em meados de 2014. Na quarta-feira, dia 2, houve ato na Parque Internacional, das 15 às 17 horas, para despertar a população sobre a necessidade de politicas públicas para o Autista.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.