Prejuízos gerados pela chuva

por Gilmar A.S.Nunes publicado 27/04/2016 08h55, última modificação 28/04/2016 08h29
Vereador Itacir manifesta preocupação com prejuízos gerados pela chuva.

Ao fazer uso da tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Vereadores - Itacir Soares (PT) - pediu a sensibilidade de seus pares para votarem favoráveis aos projetos com pedidos de urgência encaminhados pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores.

Um deles pedia a autorização para contratação, em regime emergencial, de nove operadores de máquinas e dois tratoristas temporários. Os novos servidores deverão ser designados para atuar na Patrulha Mecanizada, uma nova frota de máquinas, caminhões e tratores adquiridas pelo município através da recente intercessão do vereador Itacir junto ao INCRA/SDR.

Em seu pronunciamento, Itacir alertou para a situação dramática que afeta a produção agrícola no município em razão do volume exagerado de chuva, época que deveria ocorrer a colheita das lavouras de soja e arroz no município. “Só o IRGA – conforme um pré-levantamento realizado – os prejuízos na safra de arroz em Livramento podem atingir mais de R$ 20 milhões”, afirmou Itacir.

Ele acrescentou que a produção de soja, cuja área cultivada é de cerca de 50 mil hectares, os prejuízos também são muito expressivos, pois nas lavouras encharcadas o grão já está brotando na vagem ou está apodrecendo dentro da caçamba de caminhões graneleiros que não conseguem sair das propriedades. “As perdas devido ao excesso de chuva representam uma quebra de 40% na produção de soja, além de uma redução de 50% na produção do leite. Isso nos entristece muito, porque sabemos do drama e do momento de dificuldades que enfrentam os produtores santanenses neste momento”, salientou.

Para saber mais, acesse a rede social do vereador: https://www.facebook.com/itacirsoares.luis?fref=ts