Medalha Zumbi dos Palmares

por Gilmar A.S.Nunes publicado 21/11/2016 08h10, última modificação 21/11/2016 08h38
Sessão solene para entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Na noite de sexta-feira (18-11),em sessão solene que foi presidida pelo vereador Itacir Soares (PT), a partir das 19h30min, foi feita  a entrega da medalha Zumbi dos Palmares ao funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial da Uergs, Jeferson Rocha da Costa. A distinção – definida pela mesa diretora da Câmara e referendada em plenário -, é um reconhecimento do Poder Legislativo Municipal às personalidades locais que se destacaram ao longo deste ano por seu trabalho de combate à discriminação, preconceito e em defesa dos princípios fundamentais do cidadão. O homenageado, natural de Cacequi é um santanense de coração.

Jeferson é filho da rosariense Sirlei Rocha da Costa e de Domingos Marques da Costa, oriundo do Rincão dos Negros, no Upamaroty, cursos as séries iniciais na Escola Padre José de Anchieta, passando após pelas escolas estaduais Moysés Vianna, Liberato Salzano Vieira da Cunha e Professor Chaves.

Conclui o ensino médio na Capital do Estado, com passagens pelas escolas Júlio de Castilhos e Rio Branco, onde se destacou como presidente do Grêmio Estudantil. Foi diretor da União Municipal dos Estudantes Secundarista, de Porto Alegre, quando integrou o movimento estudantil denominado Caras Pintadas, em época das mobilizações “Fora Collor” e “Fora Neusa”.

Em Santana do Livramento, foi um dos fundadores do Grupo Cultural República Negra e do DTG República Negra, movimento tradicionalista voltado ao resgate da verdadeira história do negro gaúcho. Jeferson Rocha da Costa é representante do coletivo Negros dos Correios e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra em Santana do Livramento.