15° edição da Festa da Melancia

por Gilmar A.S.Nunes publicado 08/03/2016 07h53, última modificação 08/03/2016 07h53
Itacir Soares prestigia a 15° edição da Festa da Melancia e defende diversificação.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Itacir Soares (PT) esteve no último domingo (06) no assentamento Fidel Castro, interior de Sant’Ana do Livramento, para prestigiar mais uma edição da Festa da Melancia – evento tradicional organizado por moradores da localidade que difunde o potencial deste importante segmento da produção agrícola santanense.

Além de abastecer o mercado local, a produção da fruta é comercializada na Capital do Estado e em grandes centros consumidores brasileiros, principalmente, em São Paulo. Segundo Itacir Soares, a excelente colheita deste ano revela o grande potencial econômico explorado pelos pequenos agricultores – grande parte deles assentados da região –, que conseguem gerar emprego, renda e beneficiar direta e indiretamente inúmeras famílias santanenses.

“É compromisso assumido em meu mandato legislativo ser porta-voz de todos os segmentos que colaboram com a diversificação de culturas, fomentam a sustentabilidade e auxiliam para o desenvolvimento e crescimento do município”, afirmou. Livramento cultiva anualmente 300 hectares com melancia. A produção média atinge até 600 toneladas – segundo dados da Emater/RS.