Vereador participa de audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores .

por snf — última modificação 03/06/2015 11h48
Vereador Dagberto Reis participa audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores .

Vereador participou atentamente de todas as manifestações na audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores ,que tratou da situação da Santa Casa, diante do corte de 30% na verba que deve ser repassada a Santa Casa. Diante do promotor público Marcelo Gonzaga, defendeu que o Ministério Público deve ajuizar uma ação civel pública para que o Estado cumpra o que foi contratualizado, conveniado entre o Estado e a Santa Casa.Apresentou  proposta como encaminhamento e explicou os motivos. O governo do Estado na gestão Tarso Genro aplicou 12% - pode até se discutir como o Tribunal de Contas que considera que este indice teria ficado em 10%- mas não é possivel negar que foi o governo que mais investiu em saúde nos ultimos anos. Participei de inúmeras negociações com o governo do Estado na gestão Tarso conquistando recursos para a Santa Casa. Inclusive da que elevou de R$ 1 milhão para R$ 1,2 milhão, o repasse mensal para o hospital .Para compensar a remuneração da tabela SUS, criou o incentivo denominado IHOSP que esta regulamentado até agosto de 2015 , pela contratualização. Ao assumir o governo Sartori cortou este incentivo, o que representa para a Santa Casa uma divida de R$ 800 mil nos primeiros cinco meses deste ano. O estado deve e quem deve tem que pagar. Não consta que o repasse da União do que foi contratualizado esteja em atraso, apesar do corte em todas as áreas feito pelo governo federal, corte de 11 bilhões na saúde, com o qual não concordo. Saúde tem a ver com a vida das pessoas, portanto que cortem em qualquer área, menos na saúde. Não podemos retroceder no percentual de investimentos na saúde no Rio Grande do Sul e o MInistério Público precisa agir para garantir o repasse, este é o meu entendimento.