Transporte escolar

por snf — última modificação 03/11/2016 08h15
Vereador Dagberto participou de audiências publica na AL-Rs onde foi discutido o transporte escolar no estado.

O vereador Dagberto Reis (PT) participou na ultima segunda-feira, 31, de audiência pública que discutiu a crise das escolas no campo, na Assembleia Legislativa do Estado, promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, proposta pelos Deputados Estaduais Zé Nunes (PT) e Adão Villaverde (PT).

Mais de 300 pessoas entre alunos, pais, professores e dirigentes sindicais, participaram do ato que reuniu representações de todo o estado, lotando o Plenário. O secretário estadual da Educação Luis Antonio Alcoba e a presidente do Cpers Sindicato, Helenir Oliveira, participaram da audiência e ouviram relatos de educadores e alunos, preocupados com o fechamento de escolas no campo. Também estiveram presentes além dos proponentes os deputados Altemir Tortelli, Gilmar Sossella e Mauricio Dziedrick. “A falta de investimentos no Rio Grande do Sul, esta precarizando a educação no campo e quem diz isso é a avaliação do próprio Ministério da Educação” afirmou o vereador Dagberto.

Durante a audiência pública, apresentando os dados fornecidos pela Secretaria de Educação do município sobre o transporte escolar, Dagberto Reis, se dirigiu ao secretário estadual da Educação, pedindo um tratamento diferenciado para Sant’ Ana do Livramento no repasse de recursos, levando em conta a extensão territorial do município.

O vereador informou que Livramento conta com 6 escolas estaduais e 13 municipais, no interior do município e que o valor recebido anualmente através de convênio com o Estado de R$ 799 mil por ano, cujo pagamento é dividido em 10 parcelas, sendo insuficiente para manter o transporte escolar, cujo custo é superior a R$ 2 milhões e 200 mil anuais. “O município recebeu R$ 79 mil do Estado e pagou R$ 210 mil de transporte escolar, sendo a diferença do recurso livre dos cofres municipais. “O município esta pagando uma conta do Estado” explicou Dagberto.

O encaminhamento feito é de que o calculo para o repasse da verba através do convênio, leve em conta as distâncias a serem percorridas.“ A situação é insustentável para um município do tamanho do nosso, com grande extensão na sua área rural. “A falta de transporte escolar pode levar ao fechamento de muitas escolas no campo”, completou o vereador petista.

Para saber mais acesse a rede social do vereador: https://www.facebook.com/dagberto.reis?fref=ts