Saúde pública

por snf — última modificação 31/10/2016 08h31
Dagberto destaca avanços em saúde pública no municípío

O vereador Dagberto Reis (PT) líder do governo no Legislativo Municipal, destacou em pronunciamento na tribuna, citando os avanços obtidos na saúde publica no período de 2013 a 2015 em Sant’ Ana do Livramento. Com base na avaliação da Assistência Nacional em Saúde, que mede anualmente o índice de desenvolvimentos dos municípios brasileiros, levando em consideração a ampliação de unidades básicas de saúde, de leitos hospitalares, a expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil, Sant’Ana do Livramento melhorou muito nos últimos anos , tanto no ranking estadual , quanto nacional. “O índice de mortalidade infantil caiu para 6,48, de cada mil nascimentos e a expectativa de vida subiu para 78 anos. Em 2013 , entre os 5.570 municipios brasileiros, Livramento ocupava a posição de numero 2.061 e em 2015 chegou a 176º lugar.

No estado do Rio Grande do Sul que tem 497 municipios, passou de 387º lugar em 2013 para 75ª posição em 2015. Subiu portanto 1.885 posições no ranking nacional e 312 posições no comparativo estadual.” Disse. Segundo Dagberto Reis este é o resultado da implantação de políticas públicas em saúde , realizadas pelo governo do prefeito Glauber , como o Estratégia de Saúde da Família com 11 equipes e a construção e instalação de 6 unidades básicas de saúde.“ O alto índice de desenvolvimento em saúde que alcançamos na atenção básica e a manutenção do hospital Santa Casa, de portas abertas, apesar de todas as dificuldades , demonstram a opção correta do governo em cuidar da vida das pessoas, independente de resultado eleitoral”, ressaltou. Outro ponto destacado pelo vereador Dagberto Reis, é o prêmio que Livramento receberá no final do mês de novembro em Brasilia, pelo trabalho desenvolvido na saúde do idoso.

O município que possui uma população composta de 16% de idosos, através de políticas implementadas no setor entre elas a criação do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso, alcançou esta projeção entre 14 cidades brasileiras, que serão premiadas pelo seu desempenho. Livramento é a única cidade gaucha a receber esta premiação. “ Nosso reconhecimento a secretária de Saúde, Natalia Steinbrenner, e a sua equipe de trabalho, por todos estes avanços significativos. Trata-se de uma profunda conhecedora e defensora do Sistema Único de Saúde, que conseguiu transformar a saúde pública em nosso município.”, conclui o vereador petista.

Para saber mais acesse a rede social do vereador: http://www.santanadolivramento.rs.leg.br/processo-legislativo/parlamentares/dagberto-reis