Frente Parlamentar em defesa da UERGS.

por snf — última modificação 11/05/2015 11h44
O vereador Dagberto Reis (PT), líder do governo na Câmara de Vereadores, esta propondo a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da UERGS.

O vereador Dagberto Reis (PT), líder do governo na Câmara de Vereadores, esta propondo a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da UERGS, que objetiva a defesa da instituição de ensino e a sua consolidação como uma universidade de Estado. A Frente deverá contar com um vereador de cada uma das bancadas do Legislativo santanense. Em sua justificativa o vereador Dagberto afirma que a tão propalada e de modo repetido, choramingada crise econômica das finanças públicas do Estado não pode ser resolvida atacando um dos pilares do desenvolvimento de qualquer nação: a educação.” Desprezar os avanços da UERGS, nestes 11 anos desde que foi criada no governo Olivio Dutra é uma afronta ao esforço de professores, servidores e alunos que atuam nas 24 unidades da instituição e que trabalham diariamente pelo fortalecimento da universidade” afirmou.  A  prova da vitalidade e força da UERGS  se traduz em números, conforme o vereador.

A Uergs obteve, em 2014, pelo terceiro ano seguido, conceito 4 no Índice Geral de  Cursos (IGC), indicador que mede a qualidade dos cursos no país em uma escala de 1 a 5. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e colocam a instituição na frente de universidades conceituadas com a UFRGS, UFSM e UFPEL. Hoje a universidade é a quarta do RS e décima nona do Brasil e conta com 4 mil alunos. Dos R$ 90 milhões previstos no seu orçamento, R$ 23 milhões foram captados através de convênios com orgãos federais , Segundo Dagberto, a UERGS precisa ainda de um apoio maior para conquistar o espaço merecido na sociedade gaúcha, sendo reconhecida como universidade de Estado e não de governos. Como é de conhecimento da sociedade, são as universidades públicas e gratuitas que produzem a maioria da pesquisas e formam os melhores profissionais do país. Podemos citar o exemplo de outros Estados, São Paulo com a USP e o Rio de Janeiro com a UERJ, são exemplos que revelam que o investimento em uma instituição pública tem um significado relevante e não deve ser abandonado por qualquer governo.

Os que defendem a solução simplista de fechamento da instituição para resolver as finanças do Estado, são mesmos que defendem a  compra de vagas em universidades privadas , o que é questionável pois  busca apenas favorecer  estas instituições  muitas delas combalidas por más gestões. Trata-se aqui de educação, que não pode ser vista simplesmente como mercadoria.

Presente em uma região como a Fronteira Oeste que precisa avançar no seu desenvolvimento e com cursos que vão de encontro as bases de sustentação econômica, fortalecendo o setor primário, a UERGS tem ajudado na formação de dezenas de agroindustrias no municipio. No momento em que divulga edital para o curso de pós-graduação em especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia,  a UERGS sofre um ataque dos mais ferrenhos do setor midiático, através da RBS. A UERGS cumpre muito mais que o papel de formar cidadãos. Ela colabora com o desenvolvimento regional, sendo uma importante ferramenta para o desenvolvimento e reposicionamento econômico do município de Sant’Ana do Livramento  no estado do Rio Grande do Sul.