Veículo adaptado para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

por Gilmar A.S.Nunes publicado 03/09/2015 10h40, última modificação 03/09/2015 12h31
Vereador Nilo tem projeto de lei aprovado, beneficiando pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com um veículo adaptado.

DIA DE MUITA ALEGRIA para o vereador Nilo, pois um de seus projetos de lei foi aprovado por unanimidade e com gestos de reconhecimento por parte de seus pares, além do prestígio da APAE que se fez presente. O projeto em questão obriga os Centros de Habilitação de Condutores, sediados em Santana do Livramento, a colocar à disposição das pessoas com deficiência física um veículo. A justificativa se dá pelas dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência para realização da habilitação para condução de veículo. Tendo muitas vezes que se deslocarem até a cidade mais próxima que possua um modelo adaptado para conseguirem realizar a prova. Arcando com custos elevadíssimos para a realidade do cidadão médio brasileiro.

Assim, mostra-se extremamente necessário que os CFCs adaptem ao menos um veículo para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida a fim de que possam se habilitar como qualquer cidadão, tendo em vista o direito à acessibilidade. Tal direito, garante equipamentos e estruturas do meio físico destinados a ser utilizados pela generalidade das pessoas, tendo como objetivo simplificar a vida de todos, qualquer que seja a idade, estatura ou capacidade. Com a finalidade de permitir que todas as pessoas e não só as que têm necessidades especiais, mesmo que temporárias, possam integrar-se totalmente numa sociedade inclusiva.