Dia internacional da pessoa com deficiência

por Gilmar A.S.Nunes publicado 07/12/2015 08h10, última modificação 07/12/2015 08h11
Vereador Nilo organiza juntamente com entidades de Rivera um ciclo de palestra sobre a pessoa com deficiência .
   No dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o vereador Nilo foi um dos organizadores, juntamente com algumas entidades de Rivera, sobre um ciclo de palestras visando informar a comunidade sobre o tema em questão.
   Na oportunidade foram explanados temas como acessibilidade, educação especial, INSS e BPS. A professora Zulu Pereira Marquez é especializada em educação especial para pessoas com deficiente com o tema “Lineas para la Inclusion Educativa Social y Cultural”. A professora frisou a importância da conquista de autonomia, mas que para isso é necessário um trabalho coletivo.
   Logo após, o vereador Nilo teve a oportunidade de falar sobre “Acessibilidade: o Direito e a Viabilização”. Nilo esclareceu que acessibilidade não se faz sozinho. “Precisamos ter uma consciência coletiva proporcionando segurança e autonomia a todos” afirmou o vereador que apresentou fotos do comércio e prédios públicos onde não há acessibilidade.  Precisamos construir uma cidade sem barreiras seguindo o exemplo de Rivera que está muito mais avançada no que diz respeito a acessibilidade para todos.
   Para finalizar a Drª Márcia Neves falou sobre os benefícios para pessoas com Deficiência e tipos de aposentadoria. O evento foi finalizado com a entrega de certificados para os atletas que representaram Rivera nas paraolimpíadas em Los Angeles.
   As autoridades que fizeram parte da mesa são: O presidente da Associação de Deficientes visuais de Rivera, Sr. Michel; o Diretor do MIDES (Ministerio de Desarrollo Social), Sr. Élio Rodriguez; Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social da Intendência de Rivera, Fábio Conte; o vereador Carlos Nilo e o maestro Jorge Rodriguez, responsável pelo atendimento das pessoas com deficiência da cidade de Rivera.