158 anos do Legislativo santanense.

por Gilmar A.S.Nunes publicado 01/07/2015 13h05, última modificação 03/07/2015 13h08
A Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira, 29 de junho de 2015, a sessão solene comemorativa dos 158 anos da instalação do Poder Legislativo em Sant’Ana do Livramento.

O ato foi presidido pela vereadora Tatiane Marfetan, presidente da Mesa Diretora da Casa, e contou com as presenças do prefeito Glauber Lima e da juíza diretora do Forum local, Carmem Lucia da Fontoura, além dos vereadores de todas as bancadas, secretários municipais, ex-vereadores e ex-funcionários da Câmara, especialmente convidados.

Após a abertura da sessão pela presidente Tatiane Marfetan, ocorreu o ato de descerramento da foto do vereador Gilbert Gisler - Xepa, que passa a integrar a Galeria de Ex-Presidentes da Câmara, referente ao Ano Legislativo de 2014. Ao fazer uso da palavra, Xepa informou em primeira mão que recebeu do Tribunal de Contas do Estado parecer favorável à aprovação das contas de sua gestão.

Após o discurso oficial em nome de todos os vereadores, feito pelo vereador Danúbio Barcellos, ocorreu o lançamento do novo site do Legislativo na internet, onde o Senhor Eriton Gonçalves Talarico , Diretor Geral da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul/RS e Representante ILB/Interlegis no RS, discursou e expôs sobre o programa Interlegis com seus produtos que estão a disposição da comunidade legislativa do país  e os 18 anos  de funcionamento plenamente exitosos do programa. Tendo sido feita uma  apresentação pelos servidores Ana Grizelda e Gilmar Ayres,dos produtos do Interlegis que o poder santanense está usando. A seguir, o prefeito Glauber Lima falou sobre a importância da política como instrumento para melhorar a vida do cidadão e defendeu a independência e complementação dos Poderes, e repetiu palavras de Xepa. “Daqui a pouco, todos nós vamos ser história, então temos que trabalhar para que nossa história seja positiva. Só o que levamos é a capacidade de andar de cabeça erguida”, acrescentou o Chefe do Executivo.

Os convidados ainda participaram da inauguração da exposição permanente de fotos de cenários antigos da cidade, organizada pelas servidoras Rosemeri Madrid e Rosi Trindade, do Memorial Ivo Caggiani, e ao final confraternizaram com um cocktail de comemoração.