Comitiva em Porto Alegre

por Gilmar A.S.Nunes publicado 07/03/2016 08h15, última modificação 07/03/2016 09h40
Parlamentares vão em comitiva a Porto Alegre em prol da Santa Casa Misericórdia

Em reunião na capital do Estado, Porto Alegre - RS, quarta (02/03) e quinta-feira (03/03), os Parlamentares Itacir Soares (PT), Carine Frassoni (PMDB), Aquiles Pires (PT), Hanney Cavalheiro (PMDB), Germano Camacho (PTB), Dagberto Reis (PT), Maurício Galo Del Fabro (PSDB), Danúbio Barcellos (PP) e Maria Helena (PDT) participaram de reunião com o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo, com o Diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Alexandre Britto e com os Deputados Estaduais, Adão Villaverde e Valdeci Oliveira, Presidente da Comissão Estadual de Saúde.  Também estiveram presentes na reunião, o Prefeito Municipal, Glauber Lima, o Secretário de Administração, Fabrício Peres, o Presidente do Conselho Gestor da Santa Casa, Virlei Becker e representantes sindicais da área da saúde.

Na oportunidade foi tratado a respeito dos repasses de recursos do Governo do estado para a Santa Casa do Município que estão atrasados.

No primeiro dia de agenda, ocorreu reunião na Assembleia Legislativa, com a Comissão Estadual de Saúde que trata da crise dos hospitais, como a da Santa Casa. Onde foram discutidos os problemas que os hospitais de todo o estado passam, referente a cortes de verbas públicas. No segundo dia, os parlamentares participaram de reunião com o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo, que frisou e admitiu a dívida do governo gaúcho com o hospital santanense, mas afirmou que não há sequer previsão para a quitação total dos débitos.

Segundo o Presidente do Legislativo, Itacir Soares, foi solicitado que o secretário estude alguma medida de modo emergencial para garantir o atendimento e assim o não fechamento do hospital; “também é fundamental dar atenção para auxiliar a aceleração do processo da migração do município para a saúde plena, aonde os repasses viriam diretamente do Governo Federal para o município, sem passar pelo Estado”; disse Itacir.

Já o Presidente da Comissão de Saúde, Dagberto Reis, “relatou que foi entregue a 'Gabardo' a moção de Apelo da Câmara de Vereadores, pedindo para que o governo do Estado pague o que deve a Santa Casa”. “O Governo reconhece a dívida de dezembro e janeiro, mas alega não ter recursos e continua pagando parcelado. Situação continua muito difícil, mas vamos resistir. A Santa Casa não vai fechar”; concluiu Dagberto.

Ouça a entrevista do Vereador Dagberto Reis sobre o assunto acessando o link abaixo: https://soundcloud.com/maraunicipaldeantnadoivramento

Acesse o facebook do Poder Legislativo Santanense :https://www.facebook.com/Imprensalivramento?fref=ts