Comissão de Agricultura

por Gilmar A.S.Nunes publicado 07/12/2015 08h17, última modificação 07/12/2015 08h17
Comissão de Agricultura agora é permanente na Câmara Municipal.

A Câmara de Vereadores agora conta com uma comissão específica para tratar com mais profundidade todos os assuntos relacionados com o setor produtivo em Sant'Ana do Livramento. Por sugestão da Presidente da Mesa Diretora, vereadora Tatiane Marfetan (PTB) foi criada a Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, que vai tratar os temas relacionados à produção - agricultura, agroindústria e pecuária, fruticultura, agricultura familiar, às cadeias produtivas do leite, do mel e da vinicultura, entre outros.

A Comissão está prevista no novo texto do Artigo 45 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores. Através da Resolução n° 1238, aprovada na última quarta-feira, a Câmara passa a contar com 8 comissões permanentes, quais sejam as de Constituição, Justiça e Assuntos Internacionais; Finanças e Orçamento; Infra-estrutura; Educação, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente; Ética Parlamentar; Representativa; Acessibilidade, e; Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. A nova comissão terá a competência de promover debater, apreciar ações e emitir parecer quanto às matérias que versem sobre política e assuntos atinentes à economia primária do município.
Dentre os aspectos da produção sob a responsabilidade da Comissão estarão, por exemplo, a questão das estradas rurais e a qualidade de vida dos moradores da campanha e dos produtores rurais, o estímulo ao cooperativismo e à organização dos produtores, à prática sustentável do solo e do uso da água e o desenvolvimento tecnológico. A nova Comissão deverá ser instalada de imediato após a eleição da nova Mesa Diretora. Espera-se que, como acontece tradicionalmente, a própria vereadora Tatiane seja conduzida à Presidência, por ter sido ela a proponente da Comissão.

Senado Federal

Empolgada com a criação da comissão sugerida por ela, Tatiane Marfetan já está trabalhando na área. Nesta quinta-feira, 3, reuniu-se com o produtor rural Claudio Caldas e com o ex-vereador Sergio Moreira para discutir a ideia de trazer a Livramento as principais lideranças políticas nacionais para conhecerem de perto a realidade local. Na noite desta sexta-feira, Tatiane e o proprietário da cabanha Santa Rita aproveitam a visita à cidade da senadora Ana Amélia Lemos para formalizar pedido de realização, em Livramento, de uma reunião de toda a comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, com as participações de deputados federais e estaduais, Sindicato Rural, Emater, Inspetoria Veterinária, Coperforte, Irga, Arco, Embrapa, Associação Santanense de Ovinocultores, enfim. A ideia é que se possa tratar questões referentes à pecuária de corte e de leite, à ovinocultura (lã, carne e leite), aos problemas do javali e do abigeato, questões ambientais, ao desenvolvimento das cadeias do mel e da uva, a fruti-citricultura, dentre vários outros. Através da própria Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Tatiane acredita que poderão ser mobilizados os produtores locais para discutir as pautas a serem apresentadas e debatidas na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.