2º festival de enogastronomia

por Gilmar A.S.Nunes publicado 21/07/2015 07h55, última modificação 21/07/2015 08h17
Empresário visitou nesta sexta-feira a Câmara de Vereadores com o objetivo de divulgar a realização do 2º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

O empresário Rodrigo Caggiani visitou nesta sexta-feira, 17 Julho de 2015, a Câmara de Vereadores com o objetivo de divulgar a realização do 2º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, que será desenvolvido de 30 de julho a 18 de agosto na fronteira Livramento e Rivera, e também reforçar o convite para a participação dos legisladores no grande almoço binacional ao ar livre realizado neste sábado, dia 18, no Parque Internacional, e para o Disco Xepa Binacional, marcado para às 19 horas na Estação Cultura. O empresário foi recebido pelos vereadores no Plenário da Câmara, quando apresentou detalhes da programação, que estão sendo elaborados em conjunto pela Prefeitura Municipal e pela Intendência de Rivera.

O assunto principal foi a parte da programação que aconteceu neste sábado. Ao meio dia, os organizadores do Festival serviram um grande almoço, com churrasco típico feito em fogo de chão, a santanenses, riverenses e visitantes, que adquiriram convite antecipadamente. Na oportunidade, será homenageado o Chefe italiano Carlo Petrini, criador e presidente do Slow Food Internacional, proposta gastronômica que se contrapõe ao sistema de Fast Food americano, estabelecendo uma nova relação com a comida e um maior aproveitamento dos alimentos.

Rodrigo Caggiani também convidou os vereadores a participarem, à noite, do Disco Xepa, que são pratos preparados por grandes Chefes exclusivamente com produtos destinados ao descarte, por serem considerados inadequados para a comercialização. Durante todo o dia, nesta sexta-feira, os organizadores do evento visitaram supermercados e feiras em Livramento, recolhendo os produtos utilizados na preparação dos pratos no Disco Xepa Binacional, sendo realizado a partir das 19 horas no espaço Estação Cultura, na antiga estação ferroviária local.