Comitiva do Amazonas vista a fronteira

por Feippe — publicado 13/03/2015 09h34, última modificação 13/03/2015 09h34
Em busca de informações sobre free shop, comitiva do Amazonas vista a fronteira

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Tatiane Marfetan, recebeu na manhã desta quinta-feira a visita de integrantes de uma comitiva do município de Tabatinga, no Amazonas, que veio ao Estado para colher informações a respeito do funcionamento do sistema de lojas francas, ou free shop. Tabatinga faz tríplice fronteira com as cidades de Letícia, na Colômbia, e Santa Rosa, no Perú, e é um dos 28 municípios brasileiros contemplados pela Lei 12.723, que autoriza a instalação de lojas francas nas cidades gêmeas da fronteira com os países vizinhos.

Fazem parte da comitiva o secretário de Turismo de Tabatinga, Armando Lopes Rodrigues, o vereador Hilal Hajar Hayssan e o empresário do ramo de turismo Wanderley Garzon, proprietário de uma agência que organiza atividades turísticas de pesca esportiva e artesanal. A vereadora Tatiane Marfetan providenciou para o grupo cópias da lei municipal aprovada ano passado pela Câmara de Vereadores, aprovando a instalação das lojas francas em Livramento. Essa autorização do Poder Legislativo é uma das condições estabelecidas pela lei federal para a implantação dos free shop e cada cidade contemplada precisa dessa aprovação de sua Câmara de Vereadores. Livramento foi a primeira cidade brasileira a redigir e aprovar a lei municipal. O vereador tabatinguense Hilal Hajar Hayssan pediu também cópias da Lei Orgânica de Sant’Ana do Livramento e do Regimento Interno da Câmara Municipal. “Tabatinga e Sant’Ana do Livramento são municípios semelhantes em estrutura e características, e certamente os modelos de suas legislações serão de grande utilidade para nós”, disse.

A comitiva ainda foi convidada a participar de uma reunião sobre a integração entre os países do Mercosul que será realizada em Porto Alegre. Tatiane Marfetan relatou que, durante reunião com o deputado Marcelo Moraes, na semana passada, recebeu convite para participar da reunião que vai discutir aspectos relacionados com a integração entre o Brasil e demais países do bloco, questão que será importante para o desenvolvimento de todas as cidades de fronteira, a exemplo de Livramento e de Tabatinga. “Acredito que seria muito importante a participação dessa representação amazonense nesse encontro, que vai discutir questões do dia a dia das comunidades de fronteira”, justificou a vereadora.

Durante sua estada em Livramento, a comitiva amazonense ainda manteria reuniões com a Associação Comercial e Industrial de Livramento, em busca de informações mais detalhadas sobre a tramitação do processo de implantação das lojas francas no lado brasileiro, e com empresários das lojas free shop de Rivera, para conhecer o sistema de comércio que funciona no país vizinho.